segunda-feira, 14 de maio de 2012

Conceitos


Definições de conceito segundo Radcliffe Brown

- Instituição
O conceito de Radcliffe Brown para instituição é o mesmo de Durkheim que deve seguir sua época.  “Finalmente, deve ser abandonada as buscas por “origens”. A “origem contemporânea,” a função de uma instituição, deve ser encontrada em seu uso atual”. (Adam Kuper. p.65-66).
- Função
São relações sociais entre as pessoas com objetivo de unir a sociedade relacionada com uma estrutura. Essas relações sociais unem a comunidade fazendo com que todas as pessoas tenham hábitos semelhantes, como à forma de cumprimentar ou de se vestir sendo que quem não compartilha é rechaçado. Essas relações são essenciais para que a sociedade exista e se baseiam em uma estrutura “o conceito de função tal como é aqui definido implica, pois a noção de uma estrutura constituída em uma serie de relações entre entidades unidades, sendo mantida a continuidade da estrutura por um processo vital constituído das atividades das unidades integrantes.” (Radcliffe Brown. p.223§1).
- Estrutura
Para Radcliffe Brown existem dois tipos de estrutura a social e a geral. O conceito de estrutura social é fundamentado nas relações sociais. Estas relações podem se dá átravez da organização social, politica, religiosa, cultural de um povo, aforma com este se relaciona. São relações frageis que se flexibilizam, mudam com facilidade. Uma relação concreta entre as pessoas que é maleável, possui diferenciação entre indivíduos e classes  por um desempenho social.
“ Consideremos o que são observáveis e concretos de que se ocupa a antropologia social. Se decidimos estudar, por exemplo, os habitantes aborigines de uma parte da Australia, achamos ceto numeros de individuos humanos em determinadi meio natural. Podemos  observar a conduta desses individuos, inclusive, evidentimente, seu modo de falar e os produtos materiais de suas atividades passadas . Não observamos uma «cultura», visto que essa palavra denota não uma realifafe concreta, mas uma abstração, é, em geral, empregada como vaga  abstração não nos revela que esses desres humanos estão relacionados por uma complexa rede de relações sociais. Emprego o termo  «etrutura social» para desugnar esta rede de relações realmente existente.” (Radcliffe Brow,p234§1)
Radcliffe Brow se preocupou em definir o obejeto de estudo da antropologia. Como ele utuliza a antropologia social escolheu um objeto especifico para essa área  foi a estrutura social. Assim, tal qual Durkheim fez para a sociologia o fato social como o seu objeto estudado. Radcliffe Brow fez da estrutura social o objeto de estudo da antropologia social, além de trabalhar com outras ferramentas como fenômenos sociais.
Quando em uma sociedade juntamos todas as suas funções, encontramos uma estrutura social e quando essa estrutura se repete e não muda com o passar do tempo encontramos uma forma estrutural ou estrutura geral. Em uma sociedade capitalista podemos afirmar que sua estrutura se baseia na relação entre capitalista e trabalhador, pois toda sociedade capitalista terá esse relacionamento que não muda com o passar do tempo.


Aluna: Emanuella Soares

Principais conceitos do Funcionalismo

       A teoria funcionalista foi elaborada pelo antropólogo Branislaw Malinowski (1884-1942), um dos pais fundadores da antropologia. Para podermos compreender melhor o funcionalismo, faz-se necessário termos em mente os principais conceitos e características que fundamentam essa teoria. Perceberemos que os conceitos estão intimamente interligados constituindo um todo. Acredito que pensá-los isoladamente, estudando cada um como sendo apenas uma parte do pensamento de Malinowski e não percebendo suas conexões, não nos trará um entendimento mais claro. A sequência apresentada a seguir foi elaborada de uma maneira didática na qual veremos cada conceito como etapas que serão desenvolvidas para que finalmente possamos comentar sobre a teoria funcionalista.
          Um dos principais conceitos no funcionalismo é a teoria das necessidades. De acordo com Malinowski, a cultura tem como base principal, um fator gerador, necessidades de ordem biopsicológicas dos seres humanos (Malinowski apud Kuper, 1978), então necessidades primárias como a nutrição e a procriação seriam inatas e comuns aos seres humanos. Para que estas necessidades sejam materiais, ou seja, que possam passar da uma necessidade interior para uma ação, é preciso um meio e Malinowski vê este meio como sendo a cultura. Assim esta ação, que toma a forma de costume, irá impor novas determinantes ao comportamento, como também criará novas necessidades. Contudo, estes costumes não são realizados de forma aleatória. Por trás dos mesmos, existe um fator racional que os organiza de uma maneira complexa. Deste modo, cada necessidade básica daria origem ao segundo conceito fundamental do funcionalismo: o conceito de instituição.
        As instituições sociais seriam formas coletivas de satisfazer as necessidades primárias que são comuns aos seres humanos. E devido justamente ao seu caráter coletivo, as instituições não apenas satisfariam necessidades individuais, mas agora também coletivas. De um modo mais abrangente podemos entender a instituição como um complexo formado por leis que regem determinado costume.
Cada uma das monografias de Malinowski sobre os Trobriand ocupava-se primordialmente de um único foco institucional: comércio, família, vida e procriação, mito, o respeito às normas, cultivo da terra. Embora, em cada caso, ele desenvolvesse seu tema de dentro para fora, partindo do centro e seguindo os vários fios para mostrar as ramificações de cada atividade [...] (Kuper, 1978)
          Seu famoso estudo sobre a instituição do Kula é usado para ilustrar suas idéias. Malinowski fala que a instituição é formada por várias camadas e percebemos no kula, sistema de comércio em que objetos de valor simbólico circulam por uma extensa área entre as ilhas da Malanésia (Eriksen e Nielsen, 2007), diversos aspectos que perpassam por toda a cultura trobriand.  Malinowski percebeu que o kula não era apenas um sistema de troca de objetos, mas uma forma de enxergar todos os aspectos da vida dos nativos através desta instituição. Era uma forma de trocar cultura.
Considerando os dois conceitos acima, podemos entender melhor a teoria do funcionalismo. Nas últimas páginas de seu livro Os argonautas do pacífico ocidental, Malinowski fala sobre sua nova teoria em relação ao evolucionismo e difusionismo da época:

[...] Parece-me haver lugar para um novo tipo de teoria [...] A influência recíproca dos vários aspectos de uma instituição, o estudo do mecanismo social e psicológico no qual a instituição se baseia, constituem um tipo de investigações teóricas que, até ao presente, só se praticam de um modo conjetural. Mas arrisco-me a predizer que mais cedo ou mais tarde adquirirão certa personalidade própria. Este tipo de pesquisa preparará o caminho e fornecerá o material para as demais.   (Malinowski apud Kuper, 1978)

            De forma mais geral, podemos entender o funcionalismo de Malinowski como sendo a forma de como as instituições sociais se mantinham unidas formando um todo coerente, possuindo uma função (servindo a um propósito). Contudo, está é uma forma bastante simplista de compreender o funcionalismo. Devemos perceber em suas características o porquê dela se diferenciar do evolucionismo, difusionismo, como também do estrutural-funcionalismo de Radcliffe-Brown.
        Um ponto importante é que Malinowski tem como foco de estudo o indivíduo; o homem e sua totalidade. Assim as forças psicológicas presente na teoria das necessidades, são de grande importância, pois o indivíduo limitaria as regras sociais.
Outra característica bastante comentada é o método etnográfico usado por Malinowski em suas etnografias: A observação participante. Segundo esta metodologia, o pesquisador deveria viver com as pessoas que eram estudadas e aprender e participar tanto quanto possível de suas atividades. Para a época essa nova forma de se colocar em relação às pessoas estudadas era revolucionária, criando assim uma nova forma de pesquisa. Paralelamente a observação participante outro aspecto importante no funcionalismo nos é apresentado.
      Todo fato realizado pelos nativos devia ser registrado, mesmo que estes aparentemente fossem insignificantes (imponderáveis da vida real). Porém a tentativa de entender certo costume sem contextualizá-lo com a cultura seria um erro. Para compreendermos determinado costume temos que pensá-lo inserido dentro da cultura da sociedade em questão. Somente desta forma se nota como a unidade compõem um todo. Podemos perceber que o estudo funcionalista para Malinowiski possui caráter sincrônico. Ou seja, a sociedade deve ser vista por ela mesma. Retomando um pensamento anterior, a mecânica ilustrada dentro do pensamento funcionalista é que o todo (a cultura) é constituída de partes (instituição) que estão em integração com outras, possuindo uma função e coerência.

Aluno: Emanuel Thiago

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