Com
relação ao trabalho de campo de Malinowiski decidimos destacar o que foi
relatado na sua obra Os Argonautas do pacífico ocidental. Pudemos constatar que
a pesquisa teve a duração de seis anos (1914-1918) com alguns intervalos, sendo
que foram dois anos no campo propriamente dito. Com este trabalho de campo
Malinowiski quis revelar um progresso metodológico, como também superar os
limites de pesquisas anteriores, além de apresentar seus resultados de maneira
precisa.
Malinowiski
pesquisou populações costeiras das ilhas do sul do oceano pacífico que eram
hábeis navegadores e comerciantes. Dentre estes povos podemos destacar os
papua-melanésios da Nova Guiné conhecidos por serem navegadores destemidos,
comerciantes perspicazes e artesãos laboriosos. Neste trabalho de Malinowiski
também podemos destacar as grandes canoas que eram de grande utilidade para as
expedições comerciais a locais distantes, como também nas incursões de guerra
ou conquistas.
Algo
que nos chamou bastante atenção neste trabalho de Malinowiski foi o Kula, que é
uma instituição muito grande e complexa, tanto na sua extensão geográfica como
também na multiplicidade de propósitos envolvidos. Ele abrange um considerável
número de tribos além de um vasto complexo de atividades interligadas e
desenvolvidas uma dentro da outra, de modo a formar um todo orgânico.
Aprendemos também que as grandes expedições ultramarinas constituem sem dúvida,
a forma mais espetacular do Kula, como também possuem um número maior de
cerimônias públicas, rituais mágicos e costumes tradicionais.
Já
com relação a Radcliffe-Brown
decidimos falar sobre o seu trabalho de campo no arquipélago Andaman da
Birmânia que foi realizado entre 1906 e 1908. Podemos destacar que o autor foi
fortemente influenciado por Émile Durkheim com relação ao conceito de função
social, redefinindo o seu campo de investigação como a análise das sociedades
primitivas dando uma nova orientação às formas de estudar essas sociedades.
Neste trabalho de campo de Brown são
colocados em destaque a organização social; os costumes cerimoniais; as crenças
religiosas e mágicas; os mitos e legendas; a interpretação das cerimônias, dos
mitos e das lendas e a cultura técnica. Algo que nos chamou bastante atenção é
a insistência na análise do teísmo Andamam e o significado dos seus rituais,
que são definidos como uma divindade. Não são apenas histórias de vida, formas
e tecnologias de trabalho, hierarquias e genealogias. O autor nos apresenta
desde o princípio um agir materialista: a divindade não está fora da terra nem
em todos os sítios e sim entre os seres humanos.
Aluno: Francisco Thalyson
Aluno: Francisco Thalyson
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